• IPGA

Dicas Essenciais na Gestão Financeira

Atualizado: Mai 3

Saber fazer uma boa gestão financeira é essencial para qualquer gestor, pois o setor financeiro é o setor vital da empresa e se ele não vai a empresa tende a ter diversos problemas.

A gestão das finanças consiste em um determinado conjunto de processos e métodos que ajudam na análise, planejamento e controle das atividades financeiras da empresa. Sendo assim, a área de gestão financeira tende a envolver, muitas vezes, diversas decisões estratégicas por parte do gestor responsável.

Dicas para fazer uma boa gestão financeira

- Seja rigoroso no controle do fluxo de caixa

Ter um fluxo de caixa confiável é algo vital para a empresa, mas também é importante manter a consistência e fazer o lançamento de tudo com precisão.

- Mantenha as documentações em dia

Uma das bases da gestão de finanças é manter os documentos em dia e contas separadas. Por conta disso, mantenha toda a documentação bem organizada, assim como as contas da empresa.

- Compras a prazo pode ser melhor do que a vista

Dessa forma você consegue entender como seus fornecedores se comportam. Procure sempre comprar materiais de escritórios e estoque a longo prazo, pois assim você consegue arcar com tais gastos de forma mais fácil.

- Corte algumas despesas

Faça uma análise de despesas que podem ser reduzidas ou até mesmo otimizadas.

- Faça previsões de venda

Previsões de venda são importantes não somente para fechar o mês no verde, mas também para que possamos trabalhar com metas quantificáveis e possíveis.

- Entenda pelo menos o básico sobre finanças

Para que você evite cometer erros bobos, é importante que você entenda um pouco de teoria também. Entenda o que são custos fixos e variáveis, despesas e outros conceitos de contabilidade, pois isso vai te ajudar inclusive em cálculos.

- Faça tomadas de decisões estratégicas

As tomadas de decisões estratégicas sempre são feitas com base em dados reais, confiáveis e sempre estão alinhadas com os objetivos da empresa. Portanto, nada de tomar decisões com base no que você acha, mas sim com base em análises cuidadosas.

Concluindo...

Agora que você está por dentro de um pouco mais da gestão financeira, comece hoje mesmo a colocar em prática as dicas que te demos. Você verá como agir de forma mais planejada e racionais irá fazer toda a diferença nas finanças da organização.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo